segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR: ATIVIDADE LÚDICA COMO EIXO ARTICULADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

O presente trabalho relata a experiência em andamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, desenvolvida com uma turma de crianças de seis anos de idade que frequentam o primeiro ano do Ensino Fundamental do Grupo Escolar Municipal Professora Clotilde Ramos Chaves da rede municipal de Camboriú, Santa Catarina. Tal trabalho objetiva instituir práticas pedagógicas fundamentadas nas atividades lúdicas que visam sistematizar e enriquecer o cotidiano escolar, tendo em vista o processo ensino e aprendizagem da alfabetização. Compreendemos que as atividades lúdicas exercem um papel fundamental sobre a criança, pois facilitam o desenvolvimento das funções psicológicas, intelectuais, sociais e morais. Utilizamos como recursos metodológicos a construção de jogos, criação de textos coletivos e individuais, contações de histórias, representação teatral, música e dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário