quinta-feira, 2 de junho de 2016

Palestra “Literatura Infantil: arte e vida”

No dia 20 dia de maio, tivemos a grande oportunidade de receber no IFC Camboriú a Profª Ms Ivanir Maciel - Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça. Como facilitadora da palestra “Literatura Infantil: arte e vida”, Ivanir compartilhou sua experiência como docente na Educação Infantil e as atividades de leitura desenvolvidas com as crianças na construção da alfabetização e letramento.

Uma das experiências relatadas na palestra e que tornou-se dissertação de seu mestrado sob título: "As aventuras de Pinóquio e as (des)venturas do processo de constituição do(a) leitor(a)". A reflexão foi sobre uma experiência cujo processo de ensinar/aprender a leitura e escrita mediados pela leitura literária #As aventuras de Pinóquio# objetivou processos de criação da professora e seus alunos. A leitura de um capítulo da história por dia revelou que a recepção e escuta dos alunos surpreendia, o que provavelmente foi possibilitado pela riqueza textual da narrativa literária. Durante a leitura do livro, o #Jornal de Santa Catarina#, disponível ao público leitor do Estado, publicou uma charge com o personagem Pinóquio. Foi proposto aos alunos a leitura da imagem esboçada na charge para que estabelecessem possíveis relações com o texto literário. Motivados com a leitura da realidade, entremeada com a leitura do texto os alunos foram mobilizados a objetivar artisticamente suas reflexões: criaram charges e textos que justificavam a própria criação.

A palestra teve participação de alunos da graduação em Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Matemática, professores e funcionários do IFC.








Nenhum comentário:

Postar um comentário