quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Participação no VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), V Seminário Nacional do PIBID, IV Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID/PUCPR

Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro aconteceu, na PUC/PR em Curitiba, o VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), V Seminário Nacional do PIBID, IV Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID/PUCPR. O evento contou com um conjunto de palestras, mesas-redondas, comunicações, rodas de conversa, oficinas, exposições de produtos didático-pedagógicos e atividades culturais. O evento promoveu o debate teórico, crítico e intercultural com vistas à formação e à profissionalização do docente, objetivando o fortalecimento e consolidação de políticas e práticas de formação e atuação docente.

      O Grupo do PIBID-Pedagogia IFC Camboriú apresentou o artigo “Identidade e cidadania no processo de alfabetização e letramento”, na modalidade de Roda de Conversa, que foi resultado da sequência didática “Gente tem Sobrenome”, aplicada com os alunos do 2º ano do Grupo Escolar Municipal Marlene Pereira Zuchi. A sequência objetivava contribuir para a formação cidadã do estudante por meio da valorização de sua identidade, com vistas ao processo de ensino e aprendizagem focado na alfabetização e letramento. Na oportunidade as acadêmicas bolsistas trocaram experiências e vivências com os demais bolsistas, coordenadores e acadêmicos presentes.
Apresentando a sequência didática “Gente tem Sobrenome”

              As pibidianas também apresentaram o trabalho “A contribuição do PIBID – Pedagogia na formação dos acadêmicos do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú” como comunicação oral. O artigo discorre acerca das contribuições que o PIBID proporciona à formação acadêmico/profissional de seus bolsistas, que frequentam o curso de Licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal Catarinense – campus Camboriú. No momento da apresentação houve significativas trocas de experiências com acadêmicos de outras Instituições presentes, acerca das contribuições do programa na formação docente.
Apresentando o artigo “A contribuição do PIBID – Pedagogia na formação dos acadêmicos do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú”

Antonio Nóvoa
             Ao final do evento, assistimos à palestra do Antônio Nóvoa, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e já lecionou em diversas universidades da Europa e dos Estados Unidos como professor convidado. Nóvoa é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e doutor em História pela Universidade de Paris IV-Sorbonne. Sua tese de doutorado constitui-se em um estudo sobre o desenvolvimento da profissão docente e marcou sua posição no campo da história da Educação. Nesta oportunidade, o palestrante discursou acerca do tema “Diversidade e complexidade dos Espaçotempos da formação de professores”
Antonio Nóvoa

Pibidianas na PUC/PR
PIBID

Reunião do grupo PIBID Pedagogia - IFC Camboriú

Nenhum comentário:

Postar um comentário