segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Projeto “Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto”


          As Pibidianas, junto com a professora supervisora Maria Grasiela Geraldo Gomes (da E.B.M. Marlene Zuchi), desenvolveram com uma turma de Pré II, um projeto de literatura, com o objetivo oportunizar momentos de prazer, por meio da leitura, a promoção do desenvolvimento da linguagem e a organização do pensamento. O projeto instiga as crianças ao mundo da imaginação e para o maravilhoso   universo da literatura infantil.

Iniciamos com a contação da história da Galinha Ruiva, ao qual fora adaptada pela professora supervisora. A contação foi realizada por meio de um teatro de fantoches. 


Momento contação da história


Finalização da contaçao.


Com o tema do projeto, as crianças junto com as bolsistas acadêmicas e a professora supervisora, confeccionaram uma lembrança para o Dia das Mães, onde as crianças marcaram suas mãos, em uma toalha de louça. formando o corpo da galinha, em seguida elas tiveram a oportunidade de enfeitar o pano, adicionando o gramado, olhos, crista e bico da galinha.

Pintura marcada com a mão de cada criança

Lembrancinha finalizada 

       
Confeccionamos um jogo, em que as crianças ao iniciar escolhiam seu personagem da história e cada criança jogava o dado, com os desenhos dos animais, posteriormente o animal em que o dado sinalizou, daria a oportunidade da criança avançar uma casa.

Momento do jogo


A fim de relembrar a história, a professora supervisora, se fantasiou de Galinha Ruiva e recontou a história, desta vez as crianças participaram da construção da mesma.


Momento recontação da história com o faz de conta.


A ludicidade nos permite ir além da imaginação a fim de aflorar a criatividade infantil, o que contribui para desenvolver todo o potencial das crianças. Contextualizar a realidade do dia a dia vivenciada por elas e o faz de conta dando significado, o que torna as praticas mais atrativas, um convite ao aprender. Trazer a galinha de verdade, onde se explicam características e suas diferenças tem como objetivo fazer as crianças perceberem a realidade do habitat das galinhas. Ao final puderam tocar e sentir.
 
Momento em que o faz de conta e a realidade se encontram.







Nenhum comentário:

Postar um comentário